Semana da Pátria foi aberta destacando o papel da educação e o amor pelo Brasil
A Semana da Pátria teve seu início em Campo Novo nesta quinta-feira (1º), com solenidade que aconteceu na Praça João Arbo.
Estudantes e professores das redes municipal e estadual, além de lideranças do município, servidores públicos e comunidade em geral, prestigiaram o ato.
Alunos da Escola Estadual São Francisco de Sales conduziram o fogo simbólico, aceso junto à sepultura de Walmir Rodrigues de Almeida, homenageado da Semana da Pátria desse ano no município. A filha de Walmir, Tânia Maria da Silva Almeida, agradeceu a bela homenagem que seu pai recebe da terra natal, enaltecendo a trajetória de sua família em Campo Novo.
A secretária de Educação, Cultura e Desporto, professora Debora Luciani da Silva, lembrou o Movimento da Legalidade, celebrado até o dia 7, como um dos marcos históricos de nosso Estado. Mencionou a criação da Banda Municipal, que envolve 57 estudantes, numa parceria com a Escola São Francisco de Sales. “A administração municipal está investindo cerca de R$ 20 mil para possibilitar esse trabalho com a banda, que estará abrilhantando nosso desfile”, afirmou. Debora também destacou o papel fundamental que a educação tem para a construção de um futuro mais justo e próspero em nosso país.
O vereador Eurico Zancan, falando em nome do legislativo municipal, também fez um registro histórico a cerca do governo Getúlio Vargas e do Movimento da Legalidade, dizendo que a ditadura militar, que perdurou por longos 21 anos, foi uma das páginas mais negativas da história brasileira. “Em função desse período de autoritarismo, as gerações atuais não entendem o sentido de uma semana da pátria, não compreendem o civismo e o amor pelo Brasil”.
O vice-prefeito Claudio Airton Solano, agradeceu a participação das escolas e o trabalho dos funcionários da secretaria de Obras na recuperação da Praça João Arbo e convidou toda comunidade camponovense para participar do desfile cívico que ocorrerá quarta-feira, dia 7 de setembro, a partir das 9 horas da manhã.
A pira com o fogo simbólico da pátria estará percorrendo escolas e entidades do município até o dia 6 de setembro. No dia 7, retorna à Praça João Arbo, onde acontecerá o desfile e o encerramento das atividades.