O Grêmio foi derrotado pelo Botafogo, por 2 a 1, na tarde deste domingo no estádio Engenhão. Jogando pela primeira vez com um esquema com três zagueiros no Brasileirão, o time gremista enfrentou dificuldades na primeira etapa. Após um começo de segundo tempo melhor do Alvinegro, o Tricolor começava a comandar a partida quando Fernando foi expulso, aos 24min. Dois minutos depois o Botafogo chegou ao gol com Marcelo Mattos.
A partida chegou a ser paralisada por 21 minutos por problemas na iluminação do estádio Engenhão. Na volta, o Botafogo ainda fez o segundo gol, com Elkesson. Rafael Marques descontou já aos 65min, mas o placar ficou assim mesmo, 2 a 1 para os cariocas.
Com o resultado, o Tricolor fica parado nos sete pontos. Já o Alvinegro chegou a onze. Na próxima quarta-feira, o Grêmio enfrenta o Avaí no estádio Olímpico, às 19h30min. No mesmo dia, o Botafogo vai à capital paulista enfrentar o líder São Paulo, no Morumbi, às 21h50min.
O jogo
Utilizando um esquema com três zagueiros pela primeira vez neste Brasileirão, o técnico Renato Portaluppi afirmou antes da partida que sua equipe não iria apenas para se defender no Engenhão. No entanto, os primeiros minutos foram do Botafogo propondo o jogo. A primeira oportunidade aconteceu aos 5min com Marcelo Mattos que arriscou de fora da área e obrigou Marcelo Grohe a fazer grande defesa. A origem do lance foi uma bola perdida por Fernando que causou irritação em Portaluppi.
A partida chega ao segundo terço pouco movimentada. Apesar da maior posse de bola, o Alvinegro enfrentava dificuldades para chegar ao gol defendido por Grohe. Aos 19min, após cruzamento, o ex-tricolor Herrera subiu mais alto que a defesa e cabeceou para defesa do arqueiro gremista.
Aos 22min Renato teve que fazer a primeira mudança na equipe. Marquinhos, que fazia sua primeira partida como titular do Grêmio, sentiu lesão e foi substituído por Roberson.
Dois minutos depois, nova chance do Botafogo com o argentino Herrera. Ele se antecipou a Rafael Marques e desviou bola que passou raspando à trave direita. No minuto seguinte, o goleiro gremista fez defesa em cabeçada de Marcelo Mattos.
A primeira oportunidade gremista ocorreu somente aos 30min. Lins fez lançamento para o volante Fernando, que saiu na frente de Renan, mas finalizou em cima do goleiro alvinegro. Na sequência do lance, Willian Magrão foi a linha de fundo e cruzou, Lúcio no segundo pau pegou de primeira, mas Antônio Carlos evitou o gol. O Grêmio crescia no terço final da primeira etapa.
Aos 40min o Botafogo quase chegou ao gol. Márcio Azevedo cruzou da esquerda, a bola desviou em Mário Fernandes e Marcelo Grohe teve que mandar para escanteio. No minuto seguinte, a chance foi de Maicosuel, mas mais uma vez o goleiro gremista apareceu bem.
Nos minutos finais, o Grêmio tentou pressionar a saída de bola do Botafogo, mas não conseguiu criar uma chance. O primeiro tempo terminou em 0 a 0.
As duas equipes retornaram para a segunda etapa sem alterações. Os jogadores gremista falaram em mantar o ritmo dos minutos finais do primeiro tempo. No entanto, o começo da etapa complementar foi parecido com a primeira, com o Botafogo buscando o jogo e o Grêmio com dificuldade em manter a posse de bola.
O Grêmio chegou aos 15min. Douglas mostrou visão de jogo e tocou para Lins, que da entrada da área chutou para fora. Três minutos depois Willian Magrão perdeu uma grande chance. Após contra-ataque, ele saiu sozinho na frente do goleiro Renan, que consegui fazer a defesa. No rebote, Gabriel ainda bateu de primeira para fora.
Neste momento da partida o Tricolor começava a comandar as ações no Engenhão. No entanto, aos 24min Fernando fez falta parando o contra-ataque alvinegro e levou o segundo amarelo sendo expulso pelo árbitro baiano.
Dois minutos depois, o Botafogo chega ao seu gol. Após escanteio, a bola sobre para Alessandro que chuta cruzado, ela bate em Marcelo Mattos e entra, 1 a 0 aos 26min.
Logo depois de sofrer o gol, o Renato chamou o atacante Leandro que entrou no lugar de Lins.
Aos 32min o jogo foi paralisado no Engenhão devido à queda da energia elétrica. A partida demorou 24 minutos para recomeçar.
Cinco minutos depois, Caio fez jogada pelo lado direito e cruzou rasteiro para Elkesson finalizar de primeira e marcar, 2 a 0, aos 57min.
O Grêmio ainda chegou com Leandro aos 61min, que chutou cruzado, mas Antônio Carlos salvou de carrinho. A resposta alvinegra veio aos 63min com Herrera, que fintou o zagueiro Mário Fernandes, mas finalizou para fora.
Aos 65min o Tricolor diminuiu. Após levantamento para a área, o goleiro Renan espalmou e no rebote a bola bateu em Rafael Marques e entrou, 2 a 1. O empate gremista quase aconteceu em dois lances de cabeça. No primeiro, Mário Fernandes parou em Renan. No segundo, Rafael Marques mandou para fora.
Terminou assim no Engenhão, Botafogo 2 x 1 Grêmio.
Brasileirão
6ª rodada
Botafogo 2 x 1 Grêmio
BOTAFOGORenan; Alessandro, Fábio Ferreira, Antônio Carlos e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos (Galhardo), Lucas Zen, Elkesson, Maicosuel (Cidinho) e Éverton (Caio); Herrera.
Técnico: Caio Júnior.
GRÊMIOMarcelo Grohe; Gabriel, Mário Fernandes, Rafael Marques e Neuton; Fernando, Willian Magrão, Lúcio, Marquinhos (Roberson) e Douglas; Lins (Leandro).
Técnico: Renato Portaluppi.
Gols
Botafogo: Marcelo Mattos (26min/2ºT), Elkesson (57min/2ºT)
Grêmio: Rafael Marques (65min/2ºT)
Cartões amarelos
Botafogo: Marcelo Mattos, Elkesson, Caio
Grêmio: Rafael Marques, Mário Fernandes
Cartões vermelhos
Grêmio: Fernando
Árbitro: Jailson Macedo Freitas (BA)
Auxiliares: Adaílton José Silva e José Oliveira dos Santos (BA)
Local: Estádio Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 26/06/2011