Em uma das piores apresentações técnicas de 2011, o Grêmio conseguiu neste domingo somar um ponto no empate dramático em 1 a 1 com o Vasco da Gama dentro do Estádio Olímpico, que recebeu um público total de 16.840 pessoas.
Pela 5ª rodada do Brasileirão, o Tricolor saiu atrás do placar com o gol marcado por Bernardo aos 31 minutos do segundo tempo. Mas aos 40, em uma cabeçada firme de Roberson, veio a igualdade que evitou a segunda derrota em casa.
No próximo domingo, a partir das 16h, o Grêmio encara o Botafogo no Engenhão em busca do segundo triunfo longe de Porto Alegre.
– O jogo
Com direito a início de chuva forte e camisa retrô alusiva ao título do Campeonato Brasileiro de 1981, o Grêmio teve três boas chances de abrir a contagem em uma partida que começou equilibrada. No entanto, em todas lá estava Fernando Prass para salvar.
Aos 9 minutos, na primeira falta levantada por Fábio Rochemback da meia-esquerda, o zagueiro furou na tentativa de afastar, deixando a bola chegar em Júnior Viçosa. Mesmo à queima roupa, o goleiro defendeu no reflexo. Aos 14, Willian Magrão rolou para Gabriel, de primeira, encher o pé e exigir bela intervenção de Prass, formado nas categorias de base do Olímpico.
Apenas dois minutos depois, o arqueiro vascaíno levou a melhor sobre o lateral-direito gremista. No pênalti cometido por Fagner ao colocar a mão na bola, Gabriel cobrou no canto direto de Prass que voou para defender. Já aos 18, o capitão Rochemback alçou outra falta na área. Willian Magrão cabeceou para o fundo da rede, mas corretamente o assistente Márcio Soares Maciel assinalou o impedimento.
Após sofrer com gol anulado, pênalti defendido e ver seu goleiro brilhar, o time dirigido pelo técnico Ricardo Gomes assustou pela primeira vez quando o cronômetro apontava 20 minutos. Foi na pancada de falta desferida pelo ex-colorado Alecsandro que explodiu no travessão.
A partir de então, mesmo com mais posse de bola, o Tricolor começou a errar muitos passes e não conseguiu transformar a leve superioridade em jogadas de gol. O último arremate da etapa inicial foi acontecer já aos 46 minutos, quando Lúcio chutou em cima de um zagueiro que se atirou na frente. O time da Colina, por sua vez, ainda aos 40, chegou a balançar a rede com Eder Luis. Entretanto, a bola já havia ultrapassado a linha de fundo no chute sem ângulo, após tentar driblar Victor na rebatida de Saimon que explodiu no seu corpo na intermediária.
Para tentar corrigir a transição da defesa par ao ataque, o Grêmio voltou para o segundo tempo com Escudero no lugar de Lúcio. No entanto, pouco a equipe evoluiu e, mesmo que não fossem oportunidades escancaradas de gol, o Vasco esteve mais perto de marcar do que o Grêmio, uma vez que Victor participava mais do jogo que Fernando Prass.
Com 20 minutos decorridos do tempo final, Renato Portaluppi trocou Gabriel por Vilson, com Mário Fernandes sendo deslocado para a lateral. Mas nada de seus comandados corresponderem dentro de campo. Pelo contrário, a cada minuto que passava, pior ficava a partida. Depois de Lins não dominar uma bola ao deixar ela passar por baixo de seu pé, aos 29 foi a vez de Júnior Viçosa furar com a direita e deixar a bola bater no tornozelo esquerdo. Foi a gota d’água para o treinador gremista. Após esbravejar na área técnica, tirar o casaco e jogá-lo no chão, chamou Roberson para entrar na vaga do atacante que o irritou.
Porém, o jogo ficaria ainda desesperador dois minutos mais tarde. Quase na linha lateral pela direita, o meia Bernardo, que recém havia entrado em campo, mandou o foguete que encobriu o adiantado Victor e morreu no fundo da rede.
Mesmo sem demonstrar forças para reagir, em uma bola parada, aos 40min, veio o gol que evitou ao menos a derrota. Na cobrança de escanteio feita por Douglas da esquerda de ataque, Roberson subiu mais alto que todos e testou firme para decretar o empate.
> Campeonato Brasileiro
5ª rodada
Grêmio 1 x 1 Vasco
GRÊMIO
Victor; Gabriel (Vilson), Mário Fernandes, Saimon e Neuton; Willian Magrão, Rochemback, Lúcio (Escudero) e Douglas; Lins e Júnior Viçosa (Roberson).
Técnico: Renato Portaluppi
VASCO
Fernando Prass; Fagner, Dedé, Anderson Martins e Ramon; Romulo, Allan, Felipe (Jumar) e Diego Souza (Bernardo); Eder Luis e Alecsandro (Elton).
Técnico: Ricardo Gomes
Gols:
Grêmio: Roberson (40min/2ºT)
Vasco: Bernardo (31min/2ºT)
Cartões amarelos:
Grêmio: Rochemback, Saimon
Vasco: Fagner, Felipe, Allan, Jumar
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)
Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva (GO) e Márcio Soares Maciel (GO)
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Data: domingo, 19 de junho de 2011
Público total: 16.840
Público pagante: 13.322
Renda: R$ 248.001,56