V Seminário Regional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável aconteceu em Crissiumal
Na tarde desta quinta-feira, 09.06.11, Crissiumal sediou a “V Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável” da Região Celeiro. Este evento realizado no Seminário São Miguel, surgiu da mobilização da Associação de Municípios da Região Celeiro(AMUCELEIRO), Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social e Conselhos Municipais de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável da região, teve inicio às 9hs e término às 16hs30min. Contou com a participação dos 21(vinte e um) municípios da região celeiro, num total de 104 delegados governamentais e não governamentais, com mais de 50 participantes como observadores e ouvintes, envolvendo secretarias municipais de assistência social, saúde, educação, agricultura, entidades sociais, sindicatos, ASCAR, cooperativas, conselheiros municipais de segurança alimentar e nutricional sustentável, de assistência social, representantes de comunidades indígenas da nossa região, agricultores e demais entidades. A V Conferência contou com a participação da Presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável Regina Miranda, que abordou sobre “Implementação do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, e o necessário desdobramento desse em termos de Política e Plano de Segurança Alimentar para o nosso estado.” e a representante técnica da CONAB, Natacha Casagrande, que palestrou sobre o Programa de Aquisição de Alimentos com Doação Simultânea, que foi reforçado pela apresentação da Nutricionista de Crissiumal e Bom Progresso,Cristiane Silva Rodrigues. que relatou a experiência de Crissiumal com aquisição de produtos da agricultura familiar para merenda escolar.
Objetivo da “V Conferência Regional” foi de construir compromissos, formular diretrizes e estratégias para efetivar o Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável, previsto no art. 6° da Constituição Federal e promover a soberania alimentar por meio da implementação do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, com propostas de acordo com a realidade da região celeiro e que sirvam de subsídios para a estadual. Nos trabalhos de grupos foram aprovadas propostas para região celeiro e, principalmente para serem enviadas à Conferência Estadual que será realizada de
Criar políticas de incentivo para isenção de impostos para as cooperativas que fornecem produtos para alimentação escolar.
Criar políticas públicas que proporcionem incentivos governamentais para o que o produtor permaneça no meio rural, como capacitação, política de produção, incentivo de créditos e outros.
Rever a política de preços de referência da CONAB, criando preços de referência à nível de território
Oportunizar, de acordo com a realidade de cada região programas educacionais de permanência do jovem no campo.
Criar Plano Municipal de Segurança Alimentar com definição do papel de cada segmento envolvido e de acordo com os Planos estadual e Federal;
Respeitar a cultura local e de povos específicos para distribuição de alimentos.