Foi realizada na manhã de ontem (26), na cidade de Chiapetta, a assembleia geral que escolheu a nova diretoria para o biênio 2011-2013 da Rota do Yucumã, que ficou assim constituída:
Presidente: Almir José Bagega – Derrubadas
Vice-presidente: Elton Rehfeld – Nova Ramada
Secretário: Olivar Scherer – Coronel Barros
Tesoureiro: Claudemir Locatelli – Vista Gaúcha
Conselho Fiscal:
Alvorindo Polo – Santo Augusto
Edison Baraldi Machado – Campo Novo
Orlando Koller – Ajuricaba
O Consórcio Rota do Yucumã, pessoa jurídica de direito público, criada no ano de 1998, tem como objetivo principal promover a conscientização e a educação para o desenvolvimento do turismo sustentável junto à comunidade local, na área onde está localizado, organizados em torno de seu atrativo maior, o Salto do Yucumã, maior queda d’água longitudinal do mundo.
A Rota do Yucumã está inserida numa região de transição entre os campos gerais e as áreas de formação das depressões das encostas do Rio Uruguai. Essas características permitem à região apresentar uma diversidade muito grande de flora e fauna, observadas especialmente no Parque Estadual do Turvo, mas presente em todos os municípios que compõem o consórcio. Região tradicionalmente agrícola, caracterizada pelas pequenas propriedades agrícolas familiares e que com a falência dos meios convencionais de produção vem, apostando em novas formas de desenvolvimento, especialmente o turismo.
Todos os projetos desenvolvidos pelo Consórcio Rota do Yucumã se diferem pela grande preocupação dos princípios de sustentabilidade, especialmente na agregação de renda ao homem do campo, capacitando a mão-de-obra local, assim gerando emprego e renda.
O prefeito de Chiapetta, Osmar Kuhn, presidente do consórcio e anfitrião do evento, realizado na Câmara de Vereadores da cidade, apresentou a prestação de contas, aprovada por unanimidade. Em seu discurso agradeceu o apoio e a participação dos prefeitos que compõem o consórcio, afirmando ser importante e decisiva a unidade em torno de objetivos considerados regionais. Osmar também fez agradecimento especial aos parceiros/colaboradores diretos: Carlos Eugênio dos Santos, secretário executivo e Felipe Stürmer, turismólogo, ambos responsáveis pelos projetos e trabalhos desenvolvidos pela Rota do Yucumã. A seguir, encaminhou o processo para eleição da nova diretoria. Processo este, que foi encaminhado e oficializado por aclamação.
O prefeito eleito para o biênio 2011/2013, Almir José Bagega, em suas palavras, agradeceu ao apoio irrestrito, ali demonstrado por todos, salientando ser fundamental a manutenção do consórcio na forma como está formatado objetivando com isso uma maneira muito coerente para se buscar recursos que venham atender as demandas apresentadas pelos municípios que compõem a Rota do Yucumã.
Atualmente, a RotadoYucumã trabalha integrada com a Rota das Missões, Rota do Rio Uruguai e Rota das Águas e Pedras Preciosas, promovendo o desenvolvimento do turismo e formatando roteiros em conjunto.
Participam do Consórcio Rota do Yucumã33 municípios do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, das microrregiões Celeiro e Planalto (21 municípios pela Associação dos Municípios da região Celeiro – AMUCELEIRO e 12 municípios da Associação dos Municípios do Planalto Médio – AMUPLAN) sendo eles: Ajuricaba; Augusto Pestana; Barra da Guarita; Bom Progresso; Braga; Campo Novo; Catuípe; Chiapetta; Condor; Coronel Barros; Coronel Bicaco; Crissiumal; Derrubadas; Bozano; Esperança do Sul; Humaitá; Ijuí; Inhacorá; Jóia; Miraguaí; Nova Ramada; Palmeira das Missões; Panambi; Pejuçara; Redentora; Santo Augusto; São Martinho; São Valério do Sul; Sede Nova; Tenente Portela; Tiradentes do Sul; Três Passos e Vista Gaúcha.
Em 2007, desmembrada da Região Missões, foi criada a 10ª região turística do Rio Grande do Sul, a Região Turística do Yucumã. Este foi um divisor de águas para nosso desenvolvimento turístico, pois a região passou a receber maiores investimentos públicos e privados, fazendo com que cada vez mais a população acreditasse no turismo como uma alternativa viável de desenvolvimento.
Muito já foi feito nesses anos de existência da RotadoYucumã. Está organizada e sabe aonde quer chegar amanhã. Entretanto, muito há, ainda, por fazer, para que se chegue a este amanhã como se deseja.