O prefeito municipal em exercício, vereador Tarcísio Kuhn, esteve presente na assinatura do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, realizado em Canoas, RS, no dia 3 de maio. O secretário municipal de Planejamento de Três Passos, José Carlos Bourscheid, também participou do evento, que contou com a presença do governador Tarso Genro, da ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes, da secretária de Políticas para as Mulheres, Márcia Santana, e de autoridades de vários municípios e lideranças femininas.
O pacto consolida a Política Nacional de Enfrentamento à Violência contras as mulheres e tem como pontos principais: aprofundar a implementação da Lei Maria da Penha, fortalecer o combate à exploração sexual de meninas e adolescentes e ao tráfico de mulheres; promover os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres e os direitos humanos das mulheres em situação de prisão; promover a autonomia econômica e financeira das mulheres, considerando as dimensões étnico-raciais, regionais e de deficiência.
Kuhn afirma que a expectativa agora é que o governo dê melhores condições para que os órgãos competentes realizem o trabalho proposto no pacto. Com a assinatura do pacto, o governo deve assumir a postura necessária para integrar serviços nas áreas de saúde, segurança, educação, assistência social, cultura e justiça, de forma a permitir às mulheres romperem com o ciclo da violência e terem autonomia econômica, financeira e social dirimindo a pobreza extrema. A ideia é envolver toda a sociedade na busca de soluções para eliminar a violência contra as mulheres e investir em ações preventivas e educativas que modifiquem comportamentos e padrões culturais machistas.
FOTO: prefeito em exercício Tarcísio Kuhn logo após a assinatura do pacto, em Canoas, RS
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Três Passos
Mateus Schmidt
Contato: 3522-3091
E-mail: assimprensa@trespassos-rs.com.br