LibertadoresGrêmio perde para a U. Católica e fica em situação complicada na Libertadores
O Grêmio decepcionou sua torcida e acabou derrotado pela Universidad Católica por 2 a 1 dentro do estádio Olímpico na primeira partida das oitavas de final da Libertadores da América. O argentino Pratto marcou os dois tentos da equipe chilena enquanto Douglas fez para o Tricolor. O centroavante Borges foi expulso ainda na primeira etapa.
Agora, o Grêmio precisa fazer pelo menos dois gols no Chile para conquistar a classificação, já que a vitória de 1 a 0 não basta, pois a Universidad Católica marcou duas vezes no Olímpico. Vitória por um gol de diferença de 3 a 2 para cima classifica o Tricolor. Com um novo 2 a 1, a partida vai para os pênaltis. Antes do jogo em Santiago, que acontece na próxima quarta-feira, o Grêmio tem pela frente o Gre-Nal no próximo domingo, no Beira-Rio, valendo o título da Taça Farroupilha.
O jogo
O Grêmio começou a partida atacando. No primeiro minuto, Douglas bateu escanteio, que Borges cabeceou para defesa de Garcés. O Tricolor seguia fazendo uma blitz na saída de bola e com três minutos de jogo já tinha quatro escanteios a seu favor.
A Universidad Católica só conseguiu chegar ao campo gremista com bola depois do quinto minuto de partida. Aos seis, Pratto arriscou de fora da área em bola que Marcelo Grohe defendeu sem maiores dificuldades.
Aos 10min por pouco o Grêmio não chegou ao primeiro gol. Rochemback puxou contra-ataque e tocou para Douglas, o meia dominou, ajeitou e bateu colocado acertando a trave esquerda. Depois desse lance, a partida começou a ter uma jogadas mais ríspidas, mas o árbitro argentino mostrou um estilo de deixar o jogo andar.
O time chileno ameaçou com Silva. Ele recebeu na entrada da área livre e bateu à direita de Marcelo Grohe uma bola que passou raspando a trave. O Grêmio respondeu com Borges aos 24min. Ele se livrou da marcação do zagueiro, girou, mas bateu para fora.
Aos 28min, a Católica chegou ao gol. Cañete puxou contra-ataque e tocou para Pratto, que estava livre, ele dominou e bateu na saída de Marcelo Grohe para abrir o placar no estádio Olímpico, 1 a 0.
Após sofrer o gol, o Grêmio mostrou nervosismo errando passes e dando espaço para o contra-ataque da Universidad. A situação piorou aos 34min. Borges perdeu a cabeça e agrediu o zagueiro chileno, o auxiliar viu e avisou o árbitro Nestor Pitana que deu cartão vermelho para o centroavante gremista.
O Grêmio voltou a ameaçar aos 40min. Gilson fez jogada pelo lado esquerdo e cruzou, Martínez cabeceou para escanteio, quase fazendo contra. Mesmo com dez homens, o Tricolor começava a exercer uma pressão nos minutos finais da primeira etapa. Aos 42min a jogada foi pelo lado direito. Gabriel invadiu a área e cruzou, mas ninguém apareceu para marcar.
Aos 46min a Universidad por pouco não fez o segundo. Novamente em contra-ataque, a bola chegou em Cañete que bateu colocado uma bola que passou raspando à trave direita. O Grêmio ainda respondeu aos 48min em falta cobrada por Douglas, que Garcés mandou para escanteio. O árbitro argentino não permitiu nem a cobrança do corner e encerrou a primeira etapa.
Para o segundo tempo, o técnico Renato Portaluppi mexeu na equipe. O atacante Lins entrou no lugar do volante Willian Magrão.
Os primeiros minutos foram como os últimos do primeiro tempo. A Universidad seguia postada atrás e quando roubava a bola trocava passes para passar o tempo. O Grêmio tentava atacar, mas ainda cometia muitos erros.
Se no coletivo estava difícil, o empate veio pela individualidade. Aos 13min Douglas recebeu na entrada da área e arriscou um chute forte para igualar o placar no Olímpico, 1 a 1. Após o tento, o Tricolor cresceu na partida e o time chileno já tinha dificuldade para trocar passes.
Apesar do crescimento tricolor, a Universidad Católica chegou aos segundo gol aos 29min, novamente com Pratto, dessa vez de cabeça, 2 a 1. Após sofrer o gol, o técnico Renato Portaluppi promoveu mais uma mudança no time: Carlos Alberto entrou no lugar de Leandro.
Três minutos depois de entrar em campo, Carlos Alberto sofreu uma falta na entrada da área. Na cobrança, o próprio camisa 19 foi quem bateu, mas a bola desviou na barreira.
A partida chegava aos 40min e o Grêmio continuava com dificuldades para atacar, a equipe mostrava-se abatida após o segundo gol chileno. Portaluppi fez a última mudança aos 42min, Escudero entrou no lugar de Gilson.
No entanto, o Grêmio continuou sem levar perigo ao gol de Garcés. Fim de jogo no Olímpico: Grêmio 1 x 2 Universidad Católica.
> Libertadores
Oitavas de final – Ida
Grêmio 1 x 2 Universidad Católica
GRÊMIO
Marcelo Grohe; Gabriel, Rafael Marques, Neuton e Gilson (Escudero), Fábio Rochemback, Adilson, Willian Magrão (Lins) e Douglas; Leandro (Carlos Alberto) e Borges.
Técnico: Renato Portaluppi
UNIVERSIDAD CATÓLICA
Garcés; Valenzuela, Henríquez, Martinez e Eluchans; Ormeño, Silva (Felipe Gutiérrez), Costa (Sempulveda), Meneses e Cañete (Villanueva); Pratto.
Técnico: Juan Antonio Pizzi
Gols
Grêmio: Douglas: (13min/2ºT)
Universidad Católica: Pratto (29min/1ºT), (29min/2ºT)
Cartões amarelos
Grêmio: Willian Magrão, Adilson
Universidad Católica: Martínez, Costa, Silva, Eluchans, Valenzuela
Cartão vemelho
Grêmio: Borges
Árbitro: Nestor Pitana (ARG)
Assistentes: Hernan Maidana (ARG) e Alejo Castany (ARG)
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Data: terça-feira, 26 de abril de 2011