No dia em que começou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, a presidente Dilma Rousseff deu o exemplo e foi se imunizar contra a doença no posto de saúde do Palácio do Planalto. A campanha tem a meta de vacinar 30 milhões de pessoas e, segundo a presidente, não irão faltar doses para imunizar esse total previsto pelo Ministério da Saúde. Ela contou que a aplicação foi rápida e sem dor.
Dilma lembrou que neste ano as crianças maiores de seis meses e menores de dois anos e as grávidas foram incluídas na campanha e fez um apelo para que as mães não deixem de vacinar seu filhos. "Faço um apelo para as mães de crianças dentro da faixa etária da campanha e também para as grávidas que não deixem de receber a dose da vacina", ressaltou.
No Rio Grande do Sul, a campanha foi marcada por um evento na sede da Secretaria Estadual da Saúde (SES).
Durante o evento, o secretário estadual Ciro Simoni também recebeu a dose da vacina. No total, a população gaúcha estimada nos cinco grupos é de cerca de 1,9 milhão de pessoas – aproximadamente 202,7 mil crianças, 128 mil gestantes, 19,6 mil indígenas, 137,7 mil profissionais da saúde e 1,4 milhão de idosos. A meta é imunizar pelo menos 80% da população de cada grupo. No próximo sábado ocorre o dia de mobilização nacional para estimular a ida da população aos pontos de imunização.
Além das crianças maiores de seis meses e menores de dois anos, gestantes, idosos, indígenas e profissionais da saúde também devem receber a dose. Este ano, a campanha vai imunizar também os grupos contra a Gripe A (vírus H1N1). A vacinação vai até 13 de maio e será feita em uma única dose para todos os grupos, com exceção das crianças até 2 anos, que receberão duas aplicações em um intervalo de 30 dias.
A orientação é que quem tem alergia a ovo não receba a vacina. Pessoas com deficiência na produção de anticorpos, por problemas genéticos, imunodeficiência ou terapia imunossupressora também devem consultar um médico antes de tomar a dose.
"A gripe não é uma doença banal, e a enfermidade deixa a defesa do corpo mais fraca, podendo provocar complicações ou mesmo favorecer o aparecimento de outros problemas", alertou a presidente.
No próximo sábado, em Porto Alegre, no Parque Moinhos de Vento, o Parcão, será montado um posto de vacinação. Entre as 8h e as 17h, atividades recreativas e brincadeiras serão organizadas para as crianças. Outras unidades de saúde estarão abertas para a imunização, durante todo o dia. Mais informações sobre os pontos de vacinação na Capital podem ser obtidas pelo telefone 156.