O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), ligado a secretaria geral da Presidência da República, publicou relatório em que revela atrasos nas obras de 9 dos 12 aeroportos de cidades que serão sedes da Copa do Mundo de 2014. O Ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, concordou com o relatório e disse hoje (14) que a criação da Secretaria de Aviação Civil (SAC) é a primeira medida da presidenta Dilma Rousseff para recuperar o tempo perdido.
“É realmente preocupante a situação dos aeroportos do país e, por isso, a presidenta criou uma secretaria especial para cuidar dos aeroportos do país”, disse Nascimento. O ministro acrescentou que os aeroportos, que antes eram atribuição do Ministério da Defesa, “agora serão cuidados mais de perto”. O ministro Alfredo Nascimento afirmou, em visita ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, “esperar que os investimentos para obras de infraestrura como os aeroportos apareçam naturalmente”.
O estudo do IPEA diz que 13 aeroportos brasileiros operam com sua capacidade esgotada e, “mesmo que as obras prometidas sejam realizadas, nove deles estarão trabalhando acima da capacidade durante a Copa de 2014″. Para o IPEA, quatro aeroportos são os que mais preocupam: Guarulhos, em São Paulo; Salvador, Brasília e o Salgado Filho em Porto Alegre.
O aeroporto Internacional Salgado Filho tem projeto para ampliação da pista em quase mil metros, ampliação da área para passageiros, reforma do terminal antigo, ampliação do pátio de estacionamento de aeronaves, a construção de um novo edifício-garagem para 4 mil veículos ao lado do atual e a instalação do ISL 2 (equipamento que permitirá operações em dia de muita neblina). É um investimento de R$ 900 milhões. O superintendente da Infraero no Rio Grande do Sul, Pedro Celestino, disse em recente reunião sobre a Copa do Mundo, em Brasília, que o Salgado Filho só ficará pronto no final de 2013. O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, promete ir à capital federal para solicitar que a presidenta Dilma Rousseff determine o começo imediato das obras para que terminem no final de 2012, principalmente a obra de ampliação da pista.
Em janeiro deste ano, a Prefeitura de Porto Alegre entregou para a Infraero a primeira parte da área ocupada pela Vila Dique e que será ocupada pela ampliação da pista. A prefeitura continua retirando as famílias das vilas Dique e Nazaré a fim de liberar o terreno para a implantação do prolongamento da pista.
O atual terminal de passageiros do Salgado Filho foi inaugurado em 11 de setembro de 2001 após quatro anos de obras. Tem capacidade para operar 28 aeronaves de grande porte simultaneamente.
Fonte: Sul 21