Jorge Seadi/sul-21
Pesquisa realizada pela CNI/Ibope no mês de março mostrou a presidenta Dilma Rousseff com 56% de aprovação (conceitos bom e ótimo). Além disso, 27% acharam-no regular, 5% opinaram que é ruim ou péssimo e 12% mostraram-se indecisos. Os números divulgados hoje (1º) pelo CNI/Ibope superam os da pesquisa Datafolha revelados no dia 20 de março. Naquela pesquisa, o Datafolha registrou 47% de aprovação para a presidenta Dilma Rousseff, igual aos números registrados durante o governo Lula nos meses três primeiros meses do segundo mandato.
Outro fator positivo para o governo Dilma na pesquisa divulgada hoje é a expectativa do povo brasileiro para um bom resultado da presidenta. 68% dos entrevistados acreditam que Dilma fará um bom ou ótimo governo. Em dezembro, antes da posse, 62% da população acreditavam que Dilma faria um bom governo. Agora, 19% acreditam que Dilma fará um governo regular, outros 5% afirmam que será péssimo e 10% não tem opinião. A grande maioria da população confia na pessoa da presidenta. Chegam aos 74% contra 16% que não acreditam e 10% que não souberam responder.
Dilma e Lula
Comparando o governo Dilma Rousseff com o do ex- presidente Lula, 64% dos entrevistados consideram a gestão Dilma igual a de seu antecessor. Outros 12% avaliam o governo Dilma melhor do que Lula, 13% pior e outros 11% não responderam. Ao analisar estilo de governo, 40% acham que há algumas diferenças e 39% dizem que são iguais. A grande minoria — 6% — não souberam responder e 14% acham os dois estilos muito diferentes.
A pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 23 de março, em 141 municípios, com 2.020 entrevistados. A margem de erro é de 2% para mais ou para menos.