A migração de 19 milhões de brasileiros para a classe C em 2010, que representa no total 101 milhões de pessoas, provoca uma mudança de formato na pirâmide social. Dados da pesquisa "O Observador 2011", encomendada pela Cetelem BGN à Ipsos Public Affairs mostra que, com 25% da população nas classes D e E (47,9 milhões) e 21% nas classes A e B (42,19 milhões), a classe C mais ampla domina, com 53% do total – o que transformaria essa pirâmide em um losango. A pesquisa, realizada desde 2005, faz uma radiografia do comportamento do consumidor brasileiro.
Segundo o presidente da Cetelem, Marcos Etchegoyen, mesmo com a crise, a classe C continuou em destaque, comportamento que vem se construindo ao longo dos últimos quatro anos e mostra reflexos diretos no crédito, no consumo e nos planos para o futuro. "Aposto na tendência de mudança desse formato mesmo depois das medidas macroprudenciais do governo, porque o consumo vem se mantendo, apesar do crédito mais caro. Não me surpreenderia nada se as classes D e E se igualassem à C no próximo ano", explicou.
Os bons resultados de 2010 apontam também otimismo do consumidor brasileiro para 2011. Dos 1,5 mil entrevistados em todas as regiões do País, 60% esperam crescimento maior, outros 53% esperam mais consumo, 52% mais crédito e 39% acreditam que o PIB se mantenha em alta. No geral, mais de 50% dos brasileiros acreditam que o padrão de vida vai melhorar neste ano. Nessa mesma linha, 79% dos pesquisados pretendem economizar mais em 2011, e outros 48% planejam gastar mais.
Por outro lado, o consumo consciente ainda é prática de poucos. Pela pesquisa, só 26% dos entrevistados comparam taxas de juros. Presente para 35% dos consumidores das classes A e B, essa consciência cai para 27% na classe C e 17% nas classes D e E, que se preocupam mais com quanto o valor das prestações vai pesar no orçamento. A pesquisa aponta ainda que 45% dos entrevistados afirmaram nunca ter buscado informações sobre crédito, empréstimo e financiamento.
"É mais um indicador de que o foco das empresas deve se manter na educação financeira, cada vez mais importante em um país em que a classe C domina", disse Etchegoyen.
Em comparação a 2009, cresceu a proporção de brasileiros que querem comprar móveis, de 34% para 40%. Na segunda posição do rol de desejos de consumo aparecem os eletrodomésticos (crescimento de 34% para 38% no período), seguido por viagens e lazer (de 28% para 32%).
Segundo a pesquisa, houve grande aumento da renda média mensal dos brasileiros de todas as classes e regiões, uma alta que se mostrou mais acentuada nas classes D e E. A renda familiar média deste estrato ficou em R$ 809,00, valor 48,44% maior do que em 2005. A dos brasileiros das classes A e B ficou em R$ 2.983,00 e a da C em R$ 1.338,00.
(JC)