O presidente do Parlamento gaúcho, Giovani Cherini (PDT), ressaltou a importância de serem observados os preceitos constitucionais e éticos. Ele defendeu a eficiência e agilidade nas atividades do Parlamento, lembrando que implantou o Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP) e adotou medidas de modernização na Casa, buscando este objetivo.
O superintendente Legislativo, Sérgio Guimarães, afirmou que na próxima Legislatura deve ocorrer a informatização do processo legislativo. O procurador-geral Miguel Juchem prestou esclarecimentos sobre controle de constitucionalidade e o superintendente-geral Hermes da Rosa abordou a questão da estrutura física da Casa (gabinetes).
“Explicamos o funcionamento da Assembleia, como são os gabinetes e a divisão das bancadas. Nosso legislativo é o único do país que é padronizado, o que economiza com manutenção”, disse Hermes da Rosa.
A Assembleia gaúcha conta com 53 gabinetes idênticos, com 62 metros quadrados e quatro salas cada um. As bancadas são proporcionais ao número de deputados. Os parlamentares contam com um apoio no setor de comunicação, com rádio, televisão e agência de notícias. Segundo o superintendente de Comunicação Social, Carlos Bastos, a Casa também conta com um departamento de Relações Públicas. “A instituição pode promover atividades culturais, shows musicais e eventos”, disse.
O curso foi realizado no plenário do Memorial do Legislativo e teve também a participação da presidente da Comissão de Ética, deputada Silvana Covatti (PP), e do corregedor da Comissão de Ética, deputado Miki Breier (PSB). A atividade contou com a presença dos deputados eleitos Alceu Barbosa Velho (PDT), Alexandre Lindenmeyer (PT), Altemir Tortelli (PT), Dr. Basegio (PDT), Edegar Pretto (PT), Giovani Feltes (PMDB), João Francisco Gorski, o Chicão (PP), José Paladini, o Catarina (PSB), Lucas Redecker (PSDB), Luis Lauermann (PT), Valdeci Oliveira (PT), e suplente Jefferson Fernandes (PT).
Um dos participantes, o deputado José Paladini, o Catarina (PSB) elogiou a iniciativa. “Foi bem proveitoso”, disse ele, lembrando que já havia tomado a iniciativa de conhecer o funcionamento da Assembleia. Logo após a eleição, entrou em contato com a sua bancada e recebeu material informativo sobre o Legislativo. Para ele, a reunião de hoje ajudou, também, a conhecer os futuros colegas. Mas, ressaltou: “alguns não estiveram presentes”.
Fonte: Rachel Duarte – Sul 21